Importâncias do Laudo Pericial
Após eventos de origens naturais ou de origens "forçadas pelo homem", acontecem sinistros ou demais ocorrências. O problema que passa a afligir as pessoas que desta edificação utilizam, são ligadas quanto a segurança da mesma.
É de suma importância a contratação de um profissional habilitado para tal serviço, pois, este conta com conhecimento específico e "olho clínico" para identificar origens dos acontecimentos e com recomendações para sanar com qualquer problema que a edificação pode estar apresentando, de forma, a retornar a funcionalidade com segurança.
Como indicado na NBR 5.674 - Manutenção de Edificações, a manutenção da estrutura após o período de responsabilidade da construtora, fica como responsável por dar continuidade a preservação da construção os usuários da edificação. Desta forma os usufrutuários deveram estar sempre resguardados quanto a estabilidade e segurança do imóvel, sendo assim solicitando um laudo pericial assim que ocorrer avarias na edificação.
Em Janeiro de 2016, Porto Alegre foi atingida por um forte vendaval, onde no Jardim Botânico registrou-se a incidência dos ventos em 130 km/h e ficou estimado que a velocidade dos ventos no entorno do Praia de Belas tenha ficado em torno dos 150 km/h. Neste evento grandes destruições aconteceram, onde as ocorrências que tiveram maior moda foram com relação a desprendimento de placas de revestimentos das fachadas dos edifícios do entorno.
Tendo o evento ocorrido, muitos edifícios passaram por um laudo pericial, onde atestaram ou não sua estabilidade e segurança.
Os laudos de perícia têm também como objetivo abalizar processos judiciais, de forma a enaltecer processos com indicações de normas e constatações de quaisquer irregularidades. As perícias podem ser quanto a qualidade da obra, o surgimento de patologias, o cumprimento ou não do prometido (memoriais descritivos e projetos), dentre outros.