Estabilidade de Marquises
Nos últimos anos vários casos de estrutura de marquises que entraram colapso tiveram sua história repetida, noticiando mortes e feridos.
As edificações são projetadas para durar um número X em anos, para tal sucesso estas porém necessitam de cuidados periódicos. Grandes cidades estão ficando sucateadas com seus edifícios antigos e poucas manutenções, pois o normal é ver as reformas acontecerem apenas no último caso, diminuindo assim a vida útil do imóvel.
Cada Município tem sua exigência quanto às edificações, no caso de Porto Alegre, em se tratando de marquises, existe um decreto sob n° 9.425 que regulamenta as aplicações de conservações de marquises estabelecida em 1988.
O decreto supracitado regulamenta que deve ser apresentado à prefeitura de Porto Alegre um Laudo de Marquises a cada 3 anos. Contudo notamos que a precária fiscalização não consegue dar conta de fiscalizar todos os edifícios, de maneira a estar em atividade diversas marquises que podem muito bem estar com sua estabilidade estrutural comprometida.
Marquise que despencou em Porto Alegre em 2016 deixando mulher morta
A APERCON Engenharia conta com trabalho especializado nesta área de laudos de vistoria, atendendo a Porto Alegre e outros municípios que contam com decretos similares ou diferentes, a importância deste serviço salva vidas e por consequência evita futuros problemas judiciais.
Não é pela falta de fiscalização das prefeituras que deve-se deixar de protocolar o Laudo de Marquises, este deve estar sempre em dia e regularmente renovado como deveria ser, tornando as edificações mais seguras.